Exemplos de Projetos de Sustentabilidade
Apresentamos alguns exemplos de projetos de sustentabilidade executados por empresas associadas ao IBRAF e que fazem parte do Projeto Brazilian Fruit

O Brasil é, atualmente, referência em todo o mundo no trabalho de destinação e processamento de embalagens vazias de defensivos agrícolas. Parte desse sucesso pode ser atribuído ao Sistema Campo Limpo, do INPEV - Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias, programa de logística reversa que estabelece a responsabilidade compartilhada entre todos os agentes envolvidos na cadeia, da indústria ao produtor rural.
Criado pela Andef em 1997, como projeto piloto, foi consolidado em 2001, após a publicação da Lei 9.974/00. Desde então, o programa já retirou mais de 300 mil toneladas de embalagens vazias de defensivos dos campos brasileiros.
O InpEV tem como associadas mais de 90 empresas do setor de defensivos agrícolas e 10 entidades representativas do setor - juntas, elas aportaram mais de R$ 270 milhões no sistema nos últimos seis anos. O esforço levou o Brasil ao posto de recordista mundial em recolhimento e processamento de embalagens plásticas de defensivos.
Em 2013, o Brasil recolheu e processou cerca de 95% das embalagens plásticas primárias comercializadas. Na Alemanha, o índice de recolhimento é de 65%, enquanto França e Japão recolhem cerca de 50%. Nos Estados Unidos, a taxa de recolhimento é bem mais modesta: 20%. Os números provam que, no quesito sustentabilidade, o agronegócio brasileiro também é de primeiro mundo.
Mais informações no site: www.inpev.org.br
O projeto Semear, mantido pela Agroterenas, promove a educação ambiental entre os jovens através da produção de mudas para a recomposição das matas ciliares das unidades da empresa e do cultivo de produtos hortifrutigranjeiros orgânicos. As Práticas sustentáveis da Agroterenas são: Controle biológico e aplicação de defensivos e fertilizantes agrícolas, Coleta seletiva de lixo e Uso racional e tratamento da água.
A Caliman Agrícola S/A busca a satisfação do cliente através da melhoria continua da qualidade e de seus processos, focando a redução da geração e emissão de poluentes, atuando dentro dos limites legais para a melhoria do meio ambiente e qualidade de vida do ser humano.. Conquistaram o selo ABRINQ “Empresa Amiga da Criança” pelos projetos de apoio a comunidade desenvolvidos pela Caliman. A empresa tem parceria com o IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e o IBD (instituto Biodinâmico) e universidades como a UFV (Universidade Federal de Viçosa) e UENF (Universidade Estadual do Norte Fluminense).
Toda a produção de resíduos sólidos da Predilecta é utilizada para ração animal, comburentes ou forração agrícola. A produção de efluentes líquidos é tratada por lagoas biológicas anaeróbicas com mantas de geo membranas com despejo pós tratamento no rio São Lourenço, aonde vem a melhorar a característica do rio. Para a liberação da combustão da caldeira a lenha, possui filtros de retenção de partículas na forma de ciclones, o que contribui com a diminuição da emissão de gases tóxicos na atmosfera. Utilizam o eucalipto como fonte de energia, um combustível renovável que produz menos gás carbônico na sua queima e gera oxigênio no seu ciclo de maturação.
A Marata investe em ações sociais como a Fundação José Augusto Vieira que é uma instituição sem fins lucrativos que visa amparar e assistir crianças e adolescentes, ofertando gratuitamente ensino infantil, ensino fundamental e cursos de capacitação destinados à geração de emprego e renda. Apóia também a Escola Nossa Senhora das Graças, a Escola José Augusto Vieira, o Colégio José Augusto Vieira e a Faculdade José Augusto Vieira. Na parte de sustentabilidade, a Maratá faz reciclagem na Maratá Embalagens e Maratá Copos. A Maratá também, trimestralmente disponibiliza para seus colaboradores atendimento gratuito para consulta e profilaxia (limpeza), por meio da Unidade Móvel, realizando cerca de 60 atendimentos por dia.
A Sucocítrico Cutrale investe em uma série de projetos sociais nas regiões onde atua, com o objetivo principal de melhorar a qualidade de vida de crianças e adolescentes, priorizando as áreas de educação, saúde e alimentação.
Além da parceria com o Fundecitrus e a Prefeitura Municipal de Itápolis, para a criação do CEC Itápolis, que foi implantado em 1999 e atende 400 crianças e adolescentes com idade entre 7 e 14 anos, a empresa investe e participa de uma série de outras ações sociais. Em parceria com a Prefeitura Municipal de Araraquara, a Cutrale faz a doação de suco de laranja para aproximadamente 14.000 crianças, com até 14 anos, que participam da rede pública de ensino municipal. A empresa faz diversas doações também em vários outros projetos sociais, que concedem a mesma o selo ABRINQ de Empresa Amiga da Criança.
Depois de utilizadas, as embalagens dos defensivos agrícolas são coletadas e enviadas para um centro industrial especializado na reciclagem deste tipo de produto, protegendo assim o meio ambiente de uma possível degradação e contaminação. Outra atitude adotada pela empresa é a utilização de matéria prima vinda de floresta certificada, ou matéria prima reciclada. A Pomagri é uma empresa que recebeu o certificado de “Empresa Amiga da Mata Atlântica”. Socialmente, a Pomagri desde 2005 em Fraiburgo participa do projeto segundo tempo, dando a chance a crianças e jovens de participar de atividades educativas, artísticas e esportivas após a escola. Já em Belo Horizonte participa do projeto PRODAL desde o seu surgimento em 2002. O PRODAL - Programa de Distribuição de Alimentos tem por objetivo reduzir o desperdício de alimentos na Ceasa Minas, mediante a doação de excedentes de alimentos não comercializados no entreposto.
O Grupo Queiroz Galvão apóia ações selecionadas a partir do contato direto com a realidade no entorno de seus projetos e empreendimentos. Alguns dos projetos sociais nos quais a Queiroz está envolvida são: Bombec – Bom de bola, bom de escola e bom cidadão: Promovido pelo Consórcio Rio Paraguaçu, Prêmio “O Papel da Água”, iniciativa da Águas do Imperador, concessionária em atuação em Petrópolis (RJ) e controlada pela Saneamento Ambiental Águas do Brasil, entre vários outros.
Em 2006, a empresa lançou o Projeto Meio Ambiente Salton, destinado aos alunos de 1ª a 5ª séries das escolas municipais e que consiste na utilização racional dos recursos naturais, e a reciclagem do lixo. Os resíduos sólidos gerados na Salton, a grande maioria orgânicos, são reaproveitados nas destilarias, nas indústrias de adubos e mesmo como ração animal. Outra medida foi a construção da ecologicamente correta Estação de Tratamento de Efluentes (ETE), que com piscinas subterrâneas de 3 milhões de litros permitem que toda água utilizada para as diversas fases de elaboração do vinho seja tratada e volte para a natureza purificada.
A Trop Frutas realiza em parceria com escolas da cidade de Linhares o plantio de mudas, A Trop cede as mudas para que as crianças tenham contato com a natureza e aprendam um pouco mais sobre a importância do meio ambiente.
Após a lavagem dos frutos é gerada uma água rica em matéria orgânica. O líquido é direcionado para uma lagoa e, em seguida, utilizado como fert-irrigação em uma área de 40 mil m², onde são cultivados coco e arroz. O objetivo é consumir a água e evitar o seu lançamento em rios, além de aproveitar a matéria orgânica, que é muito importante para o solo.
Os resíduos das frutas são vendidos para empresas credenciadas, para a fabricação de adubos orgânicos, entre outros. A empresa também possui o processo de coleta seletiva. Assim possuindo licenças ambientais, certificações internacionais, entre outros a Trop é considerada uma empresa com responsabilidade sócio-ambiental.