Certificação Fruta Sustentável - Selo Fruta Sustentável
Questões como: Este produto pode fazer mal para quem consumir? Ele tem resíduo de agrotóxico? Ele polui o meio ambiente? Quais as condições dos trabalhadores envolvidos na produção? São recorrentes no consumidor moderno.
Para responder estas e outras questões o Instituto Brasileiro de Frutas – Ibraf, criou o selo Fruta Sustentável, uma certificação que visa assegurar a qualidade diferenciada da produção do fruticultor que optar em cumprir com os parâmetros das Boas Práticas Agrícolas (BPA).
As BPA´s do programa Ibraf Fruta Sustentável têm como princípios garantir ao consumidor que a produção no campo respeita as normas de higiene, preservação do meio ambiente e, condições de trabalho justa e segura. A rastreabilidade também é garantida com este sistema, pois há um controle rígido sobre cada área da produção até o embalamento da fruta.
O selo foi elaborado levando em conta protocolos de qualidade, as expectativas do mercado consumidor e as exigências legais e mercadológicas, tais como: GlobalGap, PIF e IN 54 – Boas Praticas Agrícolas e Protocolos de Redes Varejistas.
Será gerenciado e garantido pela Organização Internacional Agropecuária – OIA, empresa de certificação de qualidade especializada em fruticultura, com a supervisão do Comitê Técnico do Ibraf, o que garante transparência, idoneidade e adequação às necessidades do setor em relação às exigências do mercado.
A Abrangência do Selo “Fruta Sustentável”
O selo abrange os seguintes pontos desde a escolha de insumos, passando pelo processo produtivo, até a pós colheita:
-
Rastreabilidade;
-
Uso adequado e seguro de insumos e defensivos;
-
Higiene na manipulação de alimentos;
-
Segurança no trabalho;
-
Impactos ambientais da produção.
Benefícios para o produtor:
-
Melhoria na gestão da propriedade;
-
Aumento da competitividade da fruta;
-
Acesso a canais diferenciados de comercialização;
-
Marketing das frutas produzidas.
Benefícios ao consumidor:
-
Segurança do alimento;
-
Consumo de uma fruta com origem conhecida e controlada;
-
Apoio, através da opção de consumo, de uma agricultura responsável com o meio ambiente;
-
Conhecimento de que a propriedade respeita as leis trabalhistas.
Acesse o link abaixo para mais informações sobre o Fruta Sustentável: